Sequência didática para auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora fina no período de transição da letra
Resumo: A coordenação motora é a capacidade do cérebro em desenvolver um movimento ou realizar tarefas que exijam maiores habilidades. A coordenação motora fina é o movimento dos músculos menores, como os das mãos, já a coordenação motora grossa é o movimento dos músculos maiores, como os das pernas. A psicomotricidade é a capacidade de ação do sistema nervoso central que é responsável pela criação de uma consciência no indivíduo acerca dos movimentos que realiza por meio de alguns parâmetros, como a velocidade, o tempo, o espaço e a percepção. Ela é muito importante no desenvolvimento da criança, pois com ela os alunos aprendem a ter noção de seu corpo, espaço e de como se mover. Atualmente, professores e outros profissionais perceberam uma certa dificuldade das crianças do 1° e do 2° ano do fundamental anos iniciais, na fase de transição da letra bastão para a letra cursiva. Isso é explicado pelo fato da letra bastão ser considerada mais fácil, uma vez que fragmenta a escrita, já a letra cursiva é considerada mais difícil, pois propicia a escrita contínua durante a palavra, além da rapidez, que solicita maturidade cognitiva associada aos movimentos finos. Para ajudar os estudantes nesta fase, é preciso aplicar propostas extras que estimulem a coordenação motora fina. O objetivo do projeto é contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem no período de transição da letra na fase pré-operatório. Aplicar intervenções que estimulem os movimentos finos dos alunos, para que tenham maior facilidade na fase da mudança da letra e após a conclusão, analisar se as crianças tiveram maior facilidade ao escreverem com letra cursiva.