Resumo: O projeto é baseado no fato de que o ensino tradicional apresenta um confinamento teórico, onde a assimilação de conteúdos é feita de forma apenas teórica e os alunos não são preparados para a crescente revolução tecnológica, assim, nota-se a necessidade de um método de ensino prático, com atividades que fomentam o interesse dos alunos, encontrando como alternativa a aplicação da robótica educacional, a qual é interdisciplinar e visa desenvolver diversas competências dos alunos, tais como raciocínio lógico, desenvolvimento cognitivo, habilidades manuais e estéticas, investigação, criatividade e autonomia. Entretanto, essa atividade raramente é implementada ao currículo escolar devido a seu custo, sendo uma solução a utilização de lixo eletrônico, produtos eletroeletrônicos descartados e cada vez mais acumulados devido à rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos, para a construção dos robôs, de forma acessível e sustentável, visto que evita que essa categoria de lixo causa impactos ao meio ambiente e à saúde humana, possuindo uma dimensão social, ambiental e econômica. Desse modo, o projeto visa buscar a compreensão dos conceitos e aplicações de robótica, lixo eletrônico, sustentabilidade e educação e a relação que esses estabelecem entre si, além de identificar as habilidades cognitivas que estudantes podem desenvolver a partir da aplicação da robótica educacional e evidenciar e conscientizar sobre a importância do descarte adequado de resíduos eletrônicos para que não causem danos e possam ser reaproveitados como um recurso de aprendizagem. Tais objetivos serão atingidos por meio de uma metodologia dividida em duas etapas, onde inicialmente tem sido estruturada uma base teórica a partir de pesquisas em artigos a respeito dos conceitos e aplicações do tema pesquisado, planejando e considerando as possibilidades da robótica educacional e do descarte do lixo eletrônico e suas finalidades, enquanto na segunda parte, o planejado é um desenvolvimento prático, buscando o estudo e desenvolvimento de um projeto de robô, em que se analisarão as possibilidades de desenvolvimento, visando identificar habilidades de estudantes estimuladas a partir da aplicação da robótica para o aprendizado de disciplinas escolares, considerando e difundindo a ideia da utilização do lixo eletrônico para este fim. Baseando-se no desenvolvimento teórico do projeto, conclui-se que que as relações entre os conceitos que lhe dão base se dão devido ao fato de que a robótica aplicada à educação promove um aprendizado efetivo e o desenvolvimento de diversas competências e se torna sustentável e acessível quando o lixo eletrônico é utilizado para o seu desenvolvimento e este deve ser descartado corretamente.