Projeto

Júri-simulado: uma estratégia didática para construção da argumentação

Resumo: A priori, júri-simulado, como é dito no nome, é uma atividade de caráter jurídico, no qual ocorre uma simulação de uma seção em tribunal. Essa, envolve todos os participantes de uma audiência verdadeira. Podendo ser debatido diversos temas. Júri-simulado é caracterizado como uma ótima estratégia de ensino, que deveria ser adotada por muitas escolas, sendo realizado no ensino fundamental e ensino médio. Essa metodologia possibilita inúmeras oportunidades de construção de pensamentos. É de conhecimento geral que essa prática é adotada por universidades de Direito, entretanto, deveria ser reconhecida para mais escolas também. Nos Estados Unidos, por exemplo, a realização de “Mock Trials” (júri-simulado) é considerada como um dos componentes extracurriculares oferecidos no ensino fundamental e ensino médio. The South Carolina Bar é a associação de advogados integrada do estado americano da Carolina do Sul, e esta, realiza campeonatos nacionais de júri-simulados. No Brasil, o Colégio América no Espírito Santo, por exemplo, já adotou a prática de júri-simulado na escola. Esse, ocorreu de forma online devido a pandemia no ano de 2020. O professor de biologia propôs essa atividade aos alunos com o tema: Alteração genética. O uso do júri simulado pode ser utilizado como uma forma de ensino ativa, pois essa atividade engaja os alunos, possibilita o aprofundamento em diversos temas e desenvolve a argumentação. A dinâmica do júri simulado busca estimular a reflexão por meio do diálogo, proporcionando aos participantes a oportunidade de desenvolver um olhar mais crítico sobre o tema em debate, partindo do pressuposto de que é imprescindível preservar o respeito às distintas opiniões e conduzir as tomadas de posição a partir de argumentos sólidos. Esta atividade pode ser adotada em sala de aula como metodologia de ensino que estimula a capacidade de argumentação e do confronto de ideias, favorecendo as opiniões e as críticas produzidas pelos estudantes. Um dos maiores desafios enfrentados pelos professores é envolver os alunos nas atividades de sala de aula, tirando-os de suas posturas passivas. Nesse sentido, as atividades lúdicas, como o uso do júri-simulado, pode ser uma maneira de despertar um interesse que é próprio do ser humano e que poderia permanecer latente caso só fossem utilizadas aulas expositivas. Essa, pode ser também uma estratégia para diminuir o distanciamento entre professor e aluno, que é resultado do caráter formal da sala de aula convencional. Para Piaget (1970), “adaptar-se ao mundo social, como ao meio físico, é construir um conjunto de relações e situar a si próprio entre essas relações graças a uma atividade de coordenação implicando a descentrarão e a reciprocidade de pontos de vista”. Ideia defendida por Paulo Freire, ao afirmar que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (FREIRE, 1996).

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